História

História da Paróquia São João Batista
De Acordo com o Livro Tombo Nº1
                        http://www.memoriatriunfense.com.br/

_O nome da Vila vem do antigo possuidor do terreno,João Nunes de Souza,que em 1864,fez doação de um terreno ao cemitério do Rio da Várzea onde agora se acha a Vila São João.Veio a noticia  de uma vitória ,de um triunfo das armas brasileiras na Guerra do Paraguai  e em comemoração disso chamaram a Vila de São João do Triunfo.Edificaram uma suntuosa capela de madeira em 1882 (ou 1883)em alicerces de pedra e esta capela serviu para a Matriz do curato.Em 1890 tornou ser Município a Freguesia de São João do Triunfo,que pertencia civilmente a Comarca de Palmeira.Desmembrou-se eclesialmente o Triunfo de Palmeira em junho de 1900,sendo nomeado o primeiro cura, o Rev. Pe. José Schimidt,permanecendo aré 14 de dezembro de 1903,e foi sucedido pelo Pe. Nicolau Theobaldo Baun.

_Divisas do Município de Triunfo na época da criação do curado Decreto nº63 de 1890:

"da foz do Rio Lageado Liso no Iguaçu até sua cabeceira,desde em linha reta a sair no traçado  Rebouças,por este até o Faxinal dos Mineiros,passando perto da casa do Victorio,e deste em rumo reto a um braço de afluente do Rio Bituva,deixando o traçado Rebouças á esquerda,passando perto de Lucio Rocha,até sair por sua cabeceira,em rumo no mesmo traçado Rebouças,seguindo por este até a Serra da Esperança,por esta até o Iguaçu,por esta acima até a foz onde começou"



_Em 1896 foi administrada pela primeira vez a Crisma na Vila de São João do Triunfo,pelo Bispo Dom José de Camargo Barros,que era Bispo de Curitiba.

_No dia 12 de Junho de 1897 foi feita em sociedade,uma doação de um terreno de mais ou menos 2 alqueires ,para fundar um patrimônio de uma futura Igreja Matriz em São João do Triunfo.Os doadores são:

>Antonio Dottes
>Manoel Pouphilo de Miranda e esposa.
>Francisco Distéfano e esposa.
>José Francisco de Oliveira e Esposa

_Provisão com data de 25 de junho de 1900 para ter livro Tombo pelo Pe.José Shimidt,para iniciar em Junho de 1900;

_A Vila de São João do Triunfo pertencia a Paróquia de Palmeira.A desmembração de Palmeira e elevação á curato,deu-se em 09 de Junho de 1900.

_14/07/1900-Thomas Andre Wenceslao Taborda & Ana Barbosa Padilha ,João Pedroso & Escolástica Padilha Barbosa,foram os primeiros á se casarem na nova Paróquia.

_22/03/1901-Provisão para colocação de "Via Sacra" na Igreja Matriz.

_Pe. Coadjutor de São João do Triunfo:

>Pe.Nicolau Theobaldo Baun. (1902)
>Pe.Francisco Wedder (1903)
>Pe.Cirillo Seiger Shmidt (1904)
>Pe.Paulo Fulumeida
>Pe. Pedro Haida

_28/12/1906-Provisão que desliga os Ruthenos Católicos da Colônia de Rio Claro do Curato Latino de São João do Triunfo.

_Em fevereiro de 1904,pela segunda vez os padres vieram crismar e pregar missões,erguendo um grande cruzeiro na Praça da Igreja Matriz.Durante três meses os padres  missionários  percorreram este território.As Missões foram iniciadas no curato de Paburyra (Rio dos Patos) e aconteceram nas capelas de Rio Baio,Rio Bituva,Poço Bonito,Baitacos,Conceição,Água Branca,São Mateus,Rio Azul,Rio Claro e Poço Preto.


Antiga Igreja Matriz

_Em 1905 foram terminados os altares que estavam sendo traçados e esculpidos pelo Pe.José Schimidt desde 1901.O interior da Igreja foi ornado com colunas,as paredes,rebocadas,dando assim um aspecto como se tudo fosse feito de pedra ou tijolos,mas por fora,aparecendo sempre as antigas paredes de madeira.Essas obras foram possíveis pelos serviços do Pe.José Schimidt e com o auxílio  de mais dois padres e pelo dinheiro emprestado pelo mesmo Rvmo. Padre emprestou desinteressado pelas obras da Matriz.




_Em 1906 ficou alterada a divisa pela autoridade eclesiástica na parte que toca o Rio Bituva,de acordo com as leis civis,a primeira de 1888,confirmado o mesmo assunto na lei de 1897,outra 1900 e outra de 1901."Do lageado Liso indo á picada de Rebouças a linha divisória vai  ao poente até enfrentar a cabeceira do Ribeirão Estiva (por outro chamado Rio d'areia) e pela alteração ,por esta e pelo Rio Varzea até sua nascente à referida picada




_Em Fevereiro de 1906 chegaram as belíssimas imagens de procedência de Tyrol (Áustria).A imagem de São João foi paga com uma festa feita para esse fim.As outras imagens foram pagas com doações de pessoas devotas,sendo a de São Sebastião presente de uma só família.No altar mor,via-se e ainda se vê,a imagem do Padroeiro São João Batista,a sua direita,São José com o menino Jesus nos braços.A sua esquerda São Sebastião,nos altares laterais vê-se a Imagem do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora Rainha do Céu,os altares laterais são um primor do estilo romano.


_16/12/1911-Desmembramento de Rio Claro (colônia) do curato de São João do Triunfo.

_No dia  26 de outubro de 1917 foi declarado guerra do Brasil a Alemanha ,por consequência ficou demitido o vigário cura de nacionalidade alemã em data de 19 de novembro do mesmo ano ,o Pe.Nicolau Theobaldo Baun que exerceu o cargo durante quase 16 anos ,foi substituído por um padre belga Pe.Camillo Lhcchoff ,da congração do Verbo  Divino,que foi transferido para Palmeira,ficando  Francisco José  Redler

Foto Atual da Capela de Nossa Senhora da Conceição
na Gruta,solenemente inaugurada em 1921


_No dia 08 de dezembro de 1921,realizou-se a solenidade de inauguração da Gruta, situada a  meio kilômetro afastado da vila ,nos terrenos da Igreja,construída pelo Pe. Francisco José Wedler.Eram benzidas as imagens do Senhor Bom Jesus e da imagem de Nossa Senhora  da Conceição da cascata.







_No dia 14/06/1932-Abertura do Colégio Paroquial e chegada das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.Eram as Irmãs: Joana Knaut-Superiora,Ir. Felícia e Ir.Julia.No dia 01 de Março de 1932 iniciaram-se as aulas do novo colégio com a matrícula de 74 alunos.



Colégio Sta. Terezinha,infelizmente demolido em 2005

_Em 1949,após muito desentendimento ,iniciou-se a construção da nova Matriz.O Vigário reclamava que estavam sendo usados tijolos de má qualidade, e a construção foi paralisada.Em 1956,recomeçaram a construção,entre novas desavenças, a nova Matriz foi finalizada e consagrada  pelo Exmo. e Rvmo. Sr. Arcebispo D. Manoel da Silveira D’Elbany.

_ 24/19/1959-Comprado o novo órgão da Matriz.


Pe.Pedro Haida (de gorro)

_14/06/1962-Pe. Pedro Haida é sepultado no cemitério Municipal,ficando assim vaga a Paróquia.De vez em quando ,os padres do Verbo Divino atendiam a comunidade.Só em 22 de setembro de 1963 foi nomeado o vigário Pe. Ademar Serafim



Antiga Casa Paroquial


_28/10/1963-A casa paroquial é abastecida de água encanada  tocada á motor elétrico.




_Dia  16/09/1964-Inauguração do Fórum e do Grupo Escolar,houve desfile da Escola.

_No dia 24/12/65-Foram acesos pela primeira vez os globos luminosos da Igreja.

_14 de Novembro de 1966-Iluminação parcial da rua da cidade com energia elétrica.A casa paroquial e a Igreja Matriz receberam luz elétrica em 9 de dezembro.

_30 de Janeiro de 1967 (1º Cinema da Cidade).Foi adquirido da conferência  dos religiosos um projetor Cinematográfico amador,servindo para projeção de filmes no Grupo Escolar

_25/06/1967-Colocação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima em frente a Igreja Matriz.Na mesma data é entregue ao povo um monumento cívico : o busto do Exmo. Sr. Manoel Ferreira de Andrade ,ex-prefeito de São João do Triunfo.

_29/06/1969-É  ordenado Sacerdote em Araucária o primeiro padre de São João do Triunfo :Pe. Pedro Gelinski ,realizando sua primeira missa nessa paróquia no dia 06/07 do mesmo ano.

_ No dia 24/06/1971 foi colocado um bloco de pedra com a placa comemorativa do 1º Centenário da Imigração Polonesa do Paraná.

_ Dia 29/06/1975 – Inaugurada a atual casa paroquial.

Saída De Missa de Inauguração do Telhado do Salão Paroquial


_ O salão Paroquial foi inaugurado em 1983.